Celular prejudica a visão? Mitos e verdades sobre a saúde dos olhos

Confira as orientações da oftalmologista Milena Naomi e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) sobre essa e outras questões.

Cb image default
Reprodução/Internet

Ficar muito tempo em frente ao computador ou celular prejudica a visão?

Sim. Isso pode fazer o grau de miopia ou hipermetropia aumentar. Diante das telas, a frequência do piscar diminui, levando os olhos a focar e refocar continuamente, o que leva ao ardor dos olhos e ao cansaço visual. Além disso, ainda não se sabe o efeito a longo prazo da luz azul que emana desses dispositivos eletrônicos.

Olhos claros são mais sensíveis à luz?

Este é um fenômeno chamado de fotofobia, mais comum em pessoas com olhos claros. Na maioria dos casos, a fotofobia ocorre devido a fatores congênitos, como ausência de pigmentos no fundo do olho e casos de aniridia, que é a ausência da íris. Pessoas que têm olhos de cores claras, como azul e verde, podem desenvolver os sintomas de aversão à luz, pois as camadas dos olhos de tons claros absorvem menos luz que os de cores escuras. Isso se deve à menor pigmentação da retina e não só da íris.

Não usar óculos pode fazer o grau aumentar?

O óculos é uma ferramenta que serve para compensar um problema de visão. Com ele, a pessoa que tem dificuldade para enxergar o que está longe, por exemplo, consegue ver. Isso não significa que quem não usa óculos vai ter o grau aumentado. Não está comprovado que não usar óculos contribui para o aumento do grau e o oposto também vale. Existem pessoas que usam o óculos frequentemente e o nível de miopia não diminui, se mantém igual por muitos anos.

Olhar para o sol pode cegar?

O mais perigoso, nesse caso, é a exposição aos raios ultravioleta, que podem causar uma espécie de queimadura no globo ocular. Esses raios, geralmente, são acentuados na areia ou na água e, por isso, é normal apresentar sintomas como lacrimação excessiva e incômodo nos olhos. Em situações esporádicas, os sintomas aparecem 36 horas após a exposição. De forma prolongada, a exposição ao sol pode causar lesão irreversível na retina, levando até mesmo à cegueira.

E luz artificial, causa o mesmo efeito?

Alguns tipo de feixes de luz podem causar os mesmos problemas. O mesmo princípio vale para os feixes de laser artístico utilizados em shows e baladas, se forem mirados nos olhos por muito tempo.

Pressão alta pode prejudicar a visão?

O aumento da pressão arterial pode causar diversas alterações oculares. A retinopatia hipertensiva é a principal doença ocular relacionada à esse sintoma. O aumento da pressão arterial leva a uma alteração nos vasos sanguíneos que irrigam essa estrutura. A longo prazo, após anos de hipertensão, esses vasos podem se tornar finos e rígidos, impedindo a oxigenação da retina, e em alguns casos, ocasionando até mesmo hemorragia. O controle da pressão arterial é imprescindível para uma boa saúde ocular.

Ler em um ambiente com pouca iluminação pode prejudicar a visão?

A falta de luz não prejudica a visão, mas dificulta. Ao forçar os olhos para ler em um ambiente sem luz, a pessoa pode causar um cansaço ocular que, em alguns casos, leva à dor de cabeça, mas não causa o aumento do grau de miopia ou hipermetropia.

Poluição e estresse podem prejudicar a visão?

Esses são grandes vilões dos olhos no dia a dia. A poluição pode afetar a visão por meio da poeira e das pequenas partículas e impurezas suspensas no ar que, ao entrarem em contato com os olhos, propiciam o surgimento de alergias oculares, irritações e lacrimejamento. Já o estresse aumenta os níveis da fadiga ocular e pode ocasionar sintomas de visão embaçada e miopia induzida.

Pingar leite materno nos olhos do bebê ajuda a melhorar a conjuntivite?

Não. Este é um grande mito a respeito da conjuntivite infantil. Apesar de o leite materno ter grandes propriedades para o sistema imunológico, não é recomendada a sua aplicação nos olhos do bebê.

Usar lente de contato por muitos anos prejudica os olhos?

Isso depende como a pessoa usa e cuida da lente. O uso prolongado e incorreto da lente de contato pode levar a uma perda mais rápida das células endoteliais da córnea, nossa principal lente do olho. Mas se usadas conforme a orientação do oftalmologista, não prejudicarão a visão, mesmo que o uso seja por muitos anos.

Óculos podem perder a validade?

A validade de um óculos depende da mudança de grau de cada pessoa, e, para isso, não existe uma regra fixa. Algumas pessoas podem manter um grau estável por muitos anos, enquanto outras, podem ter sua visão alterada em cerca de seis meses. Em crianças, por exemplo, o crescimento natural do olho pode afetar o grau, em adultos existem várias causas para o aumento do grau, por exemplo, a diminuição da acomodação da córnea, catarata, diabetes mellitus mal controlado e a alteração de curvatura da córnea. Por isso, é recomendada uma consulta oftalmológica anual para avaliar o grau e a validade do óculos.